Meus dias preferidos para estudar são sábado e domingo, deixo esses dias mais “calmos” para estudar coisas do meu interesse, seja uma aula de culinária ou um artigo científico sobre o efeito químico que os abraços causam no cérebro =)
Nos estudos desse domingo, me aprofundei um pouco mais sobre dopamina, motivação, esforço e recompensa. Amo entender sobre o comportamento humano, mas além disso, sei que para ser uma boa nutricionista - aquela que entrega além do que uma inteligência artificial pode entregar - eu preciso entender sobre o ser humano e suas motivações.
dopamina não tem a ver apenas com prazer
mas com motivação
O estudo de Schultz et al. (1997) explorou a relação entre a liberação de dopamina e a motivação na busca por recompensas. Neste estudo, os pesquisadores treinaram macacos para realizar uma tarefa na qual eles tinham que pressionar uma alavanca para receber uma recompensa alimentar, uma mamadeira de suco de laranja.
Durante o treinamento, os pesquisadores mediram a atividade neuronal e a liberação de dopamina em uma região do cérebro chamada núcleo accumbens, que está envolvida no processamento de recompensas.
E a descoberta foi de que a liberação de dopamina não estava apenas relacionada ao momento em que o macaco recebia a recompensa (o suco de laranja), mas também à antecipação da recompensa. Os pesquisadores observaram que a liberação de dopamina ocorria quando os macacos viam um sinal visual que indicava a iminência da recompensa, ou seja, quando eles antecipavam que iriam receber o suco de laranja depois de terem feito o esforço de pressionar a alavanca.
Deixa eu simplificar, o estudo basicamente concluiu que a liberação de dopamina não estava simplesmente relacionada à experiência do prazer em si, mas também estava envolvida na motivação e na busca ativa por recompensas. Os macacos liberavam mais dopamina ao ver o sinal visual do que depois de tomar o suco. É igual ao lance de sentir mais prazer escolhendo o que comer no ifood do que depois que você come, entendeu?
entenda sobre você primeiro
vou continuar insistindo nisso
É normal a gente ter aquela lista infinita de hábitos que queremos incluir ou tirar da nossa vida. A teoria é linda, mas o problema mesmo é quando a gente precisa colocar em ação. O que diferencia uma pessoa que é “fora da curva”, normalmente é a sua capacidade de aplicar o que ela aprende.
qual o seu sinal visual? qual o esforço que você precisa fazer?
e a recompensa? o que tem dentro da sua mamadeira?
alguém que deseja começar a correr:
Sinal visual: Pode ser ver pessoas correndo em um parque ou até mesmo a visão de seus próprios tênis de corrida?
Botão (esforço): Nesse caso, o botão seria o ato de calçar os tênis, sair de casa e começar a correr. O esforço físico e a dedicação para superar a inércia inicial também seriam parte desse botão.
Recompensa (o suco): A recompensa pode ser uma sensação de bem-estar físico e mental após a corrida, a conquista de uma meta pessoal, o progresso em direção a uma melhor forma física ou até mesmo a participação em uma corrida oficial.
alguém que deseja comer mais saudável:
Sinal visual: Pode ser seguir pessoas nas redes sociais com um estilo de vida que te inspira ou ter comida de verdade disponível na geladeira?
Botão (esforço): O botão seria a mudança de hábitos alimentares, como a escolha desses alimentos, aprender a cozinhar.
Recompensa (suco): A recompensa pode ser uma sensação de bem-estar físico, aumento da energia, perda de peso, e a consciência de estar cuidando da saúde.
alguém que deseja estudar mais:
Sinal visual: Estar rodeada de pessoas estudiosas, ter um ambiente de estudo organizado, que sinalizam que ali é o local de estudar - o meu local é meu escritório, onde tenho meu tracker de de estudos.
Botão (esforço): O botão seria o ato de sentar e se concentrar nos estudos, seguir um cronograma de estudo, evitar distrações, e dedicar tempo e esforço para aprender e assimilar o conhecimento.
Recompensa (suco): A recompensa pode ser uma sensação de satisfação ao compreender um novo conceito, o progresso acadêmico, novas habilidades e a possibilidade de alcançar metas e oportunidades profissionais.
O apelo aqui é o seguinte: encontre seu suco, seu sinal visual, seu esforço. Entender sobre isso vai te ajudar a se sentir mais motivada, porque já sabemos da relação dopamina-motivação, né? Use isso ao seu favor. Coloque em prática, aplique seus conhecimentos, saia da inércia.
Espero te encontrar na próxima news, um beijo da Lua, sua futura nutri! E caso queira conversar comigo sobre esse assunto, é só responder a esse e-mail ou me mandar uma mensagem no meu Instagram :)