Uma edição curtinha para o fim de semana já que segunda não tivemos news.
não se condene tanto por curtir esses momentos, vou explicar:
Essa poderia ser uma carta sobre autonomia alimentar, daquelas bem difíceis de ler, com muitos fundamentos científicos sobre o cérebro e tal, mas na real só quero te fazer refletir algumas coisas.
É normal desfrutar de refeições sociais e se permitir algumas exceções durante os fins de semana, mas dentro de limites razoáveis. É super possível aproveitar a comida sem exagerar.
Sabe aquela sensação de comer, comer e comer até se sentir desconfortável e precisar dormir sentada? Comer em excesso desse jeito não é recomendado em nenhum momento.
Vou dar um exemplo, sabe quando você vai ao rodízio de comida japonesa e continua comendo mesmo estando cheia, simplesmente porque você precisa “aproveitar” o valor pago? Pensa bem, isso faz algum sentido? Pra mim não faz não. Eu prefiro ir ao mesmo restaurante e comer pratos individuais, pagar apenas pelo que comi e sair confortável do restaurante, sem aquela sensação de “meu Deus do céu não consigo nem respirar”, isso é zero saudável.
O que quero dizer com tudo isso é que é normal abrir mais exceções em contextos assim sabe? Mas você não precisa comer o bolo inteiro, 7 pedaços de pizza e 1kg de açaí.
Mas eu não tenho autocontrole, o que eu faço? Estou partindo do pressuposto que você não tem nenhum transtorno alimentar tá? Porque a abordagem muda um pouquinho dependendo da gravidade do caso.
Então, essa questão de autocontrole depende de muuuitos fatores, principalmente emocionais e existem algumas técnicas que podem te ajudar:
Pare pra de observar e perceba quando já estiver se sentindo saciada… você não precisa continuar comendo se já estiver lotada.
Curta cada refeição com muito prazer e presença: coma devagar!
Não deixe de comer frutas, legumes, salada… seu corpo precisa disso.
Beba água!
E mesmo que seja final de semana, dê um jeito de suar esse corpinho.
Lembra de uma coisa: você não precisa se despedir da comida, você terá outras oportunidades de comer :)
Você precisa cuidar do seu corpo, prestar atenção e escutar atentamente as necessidades que ele te apresenta. Encontrar o equilíbrio alimentar que funciona melhor para você é um processo pessoal e super individual, não dá pra ficar se comparando com outras pessoas não.
Uma alimentação saudável não se trata de seguir dietas restritivas ou adotar modismos passageiros. É um compromisso contínuo com sua qualidade de vida, um processo de aprendizado e autoconhecimento.
Cada pequeno passo dado em direção a saúde importa.
Espero que tenha feito sentido aí, foi uma delícia escrever esse texto :) amo, amo, amo!
Te vejo na próxima? Um beijo da Lua, sua futura nutri.